APIC Info Semanal 9

APIC Info Semanal 9

 

APIC| INFO| Semanal Nº9  de  12-03-2021



 


 COTAÇÕES

  Mercado Nacional - Semana 9/2021

  Bolsa do Bovino - clique aqui

  Cotação de Suínosclique aqui
  Cotação de Bovinos - clique
aqui

  Mercado Nacional - Semana 10/2021
  Bolsa do Porco - Sessão - clique
aqui

                      - Peças - clique aqui

Mercados Regionais - clique aqui

 

  Mercado Espanhol - Semana 10/2021

Bolsa de Madrid - clique aqui
Bolsa de Barcelona - clique
aqui

Bolsa Mercolleida - clique aqui
Comentário Mercolleida - clique aqui
Bolsa Segovia e Mercolerida - clique
aqui Comentário Binéfar - clique aqui

Comentário Cereais - clique aqui

 

  Mercados Europeus - Semana 10/2021

  clique aqui

  Preços da carne de porco (peças)

  clique aqui


 

LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE

 


 

Abertura de Mercado - Exportação de Produtos Cárneos Processados de Aves para o Brasil

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGA) divulgou esta semana que foram estabelecidas as condições sanitárias para exportação de produtos cárneos processados de aves de Portugal para a República Federativa do Brasil. Mais se informa, que o modelo de certificado acordado para as exportações em causa já está disponível nas Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA).

A APIC está a atualizar o website, o qual já inclui informação sobre a exportação. Poderá consultar em:

https://www.apicarnes.pt/internacionalizacao2021.html


 

NOTÍCIAS

 

 A APIC - Organismo de Normalização Setorial (ONS)

A APIC lançou um repto para que os associados, se façam representar, indicando um perito que possa ser vogal da Comissão Técnica CT-35: “Carnes e Produtos Cárneos” e assim contribuir tecnicamente para a produção de Normas Portuguesas.

 >Saber mais

 


O setor está sob ameaça fortíssima, face ao aparecimento de produtos, com o objetivo, de os fazer passar por carne ou produtos cárneos:

Chegou a Portugal a Meatless Farm - um substituto da carne animal

O projeto foi desenvolvido pelo dinamarquês Morten Toft Bech, e o primeiro alimento desenvolvido foi o picado (similar em aspeto à “carne picada”), alargando-se posteriormente aos hambúrgueres, nuggets, salsichas, almôndegas e bifes panados.
  >Saber mais

 


Mais uma notícia que demonstra a ameaça que o nosso setor está a sofrer, face ao aparecimento de tendências e conceitos, com o objetivo de mudar mentalidades de uma forma distorcida:

"Como evitar um desastre climático" é o novo livro de Bill Gates, que promete apontar soluções para o combate à crise climática

Os países ricos devem comer apenas carne bovina feita em laboratório, defendeu esta terça-feira Bill Gates, na apresentação do seu novo livro sobre como evitar um desastre climático.

O filantropo pediu às nações mais ricas para optarem por carne "100% sintética", de forma a combater as emissões de gases que provocam o efeito estufa.No livro, "How to Avoid a Climate Disaster" (Como Evitar um Desastre Climático, em português), o bilionário defende que as políticas adotadas pelos governos de todo o mundo serão essenciais para evitar um desastre climático.

>Saber mais

 


RASFF alerta sobre a presença de óxido de etileno em produtos alimentícios que não sejam sementes de gergelim

A partir de janeiro de 2021, os alertas rasff sobre óxido de etileno referem-se também a outros produtos como ervas, especiarias e alguns vegetais. A lista encontra-se disponível para consulta.

>Saber mais

 

Produtos agrícolas e alimentares da EU| revisão da política de promoção dentro e fora da EU| Avaliação do impacto inicial|Dados da UECBV

 >Saber mais

 


Novas questões do SPS para o Reino Unido (exportações da UE)

>Saber mais

 


A visão do Setor Pecuário Europeu sobre o recente “entusiasmo” pela carne sintética

https://meatthefacts.eu/home/activity/beyond-the-headlines/opinion-piece-by-european-livestock-voice/

 


A2S abre candidaturas para os setores agrícola e agroindustrial a partir de 8 de março

Entre 8 de março e 9 de abril está aberto o período para a apresentação de candidaturas às ações 10211 – Pequenos investimentos nas explorações agrícolas e 10212 – Transformação e comercialização de produtos agrícolas no Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020.

 >Saiba mais


 

EVENTOS

 

 


Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de Pandemia| dia 8 de abril| A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?

A Diretora Executiva da APIC, Drª Graça Mariano, será a moderadora na sessão que decorrerá no dia 8 de abril - A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?

>Saber mais

 

ARTIGO DE OPINIÃO

 

 


Uma Política comercial que promova sistemas agrícolas sustentáveis - Perspetiva da Indústria da Carne

A APIC foi convidada pela União Europeia para o Comércio de Pecuária e Carne (UECBV), de quem é associada, para representar a Indústria da Carne na Conferência que se realizou no passado dia 10 de março, organizada pelo Comité de Ligação Europeu para o Comércio Agrícola e Agroalimentar (CELCAA), cujo tema foi: “EU Trade Policy WHAT AMBITIONS FOR THE EU AGRI-FOOD TRADE?”

A APIC participou no II Painel intitulado:”A Trade policy that promotes sustainable agriculture systems” , tendo apresentado o tema: “Perspective of the meat industry and trade”. Conheça a apresentação em :

https://www.apicarnes.pt/noticias/eventos.html

O teor desta dissertação teve por base o parecer assumido pela UECBV e comunicado à Comissão Europeia. Sobre esta estratégia, naturalmente que estamos todos de acordo e a indústria da carne está totalmente comprometida com esta intenção. Contudo, falta ainda muita informação sobre esta estratégia, muito debate elucidativo, nomeadamente saber o que a Comissão considera por sustentabilidade?

  >Saber mais


 

 

‍SAIBA MAIS EM

WWW.APICARNES.PT

E-mail: sec@apicarnes.pt                           Telf: (351) 218 429 660

 

APIC mais próxima

APIC - Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes

Todos os direitos reservados

Para cancelar a recepção de newsletter clique aqui