Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info Semanal 52

APIC Info Semanal 52

APIC|INFO|Semanal

Semana 52 - 29/12/2023

‍Notícias


Presidência belga do Conselho - janeiro a junho de 2024 - Prioridades 

‍A Presidência Belga do Conselho da União Europeia será a 13ª presidência belga do Conselho, realizada entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024.  

A UECBV (Associação Internacional Para O Comércio De Animais Vivos E Carne), elaborou uma nota informativa que descreve as prioridades gerais da Presidência belga e as que são relevantes para o setor da pecuária e da carne. Consultar aqui.

‍UE: Caçadores devem receber formação sobre riscos decorrentes da peste suína africana

‍A Comissão Europeia publicou uma comunicação relativa às diretrizes sobre a prevenção, o controlo e a erradicação da peste suína africana (PSA) na União Europeia (UE) na qual refere que “os caçadores devem receber formação em todos os Estados-membros para estarem conscientes dos riscos decorrentes da PSA e sobre as melhores práticas em caso de deteção de suínos selvagens mortos ou de qualquer outro caso suspeito” daquela doença. Consultar aqui.



Código de boas Práticas do fabrico de alimentos compostos e pré-misturas para animais

O Código de Boas Práticas sobre “Fabrico de alimentos compostos e pré-misturas para animais produtores de géneros alimentícios” é um dos vários documentos que resultantes do projeto SANAS — Estratégia para a melhoria da Segurança Alimentar, Nutrição Animal e Sustentabilidade na alimentação animal na região do Alentejo, promovido pela IACA — Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais. Consultar aqui.

Predicta GUARDIAN: IA (Inteligência Artificial) a gerir explorações

O Predicta GUARDIAN, ao contrário de qualquer outra solução, é uma medida preventiva que permite uma manada mais saudável e reduz o risco das vacas adoecerem com doenças de transição. Os decision makers podem agora tomar uma decisão mais fundamentada com base em dados, em vez de apenas suposições e experiência. Ler mais aqui.

 

Perspetivas a médio prazo sobre as perspetivas dos mercados e dos rendimentos agrícolas

As perspetivas agrícolas da UE, publicadas uma vez por ano, apresentam as perspetivas para os principais mercados agrícolas da UE até 2035. Baseiam-se num conjunto de pressupostos relativos às condições macroeconómicas, ao contexto fixo da política agrícola e comercial e à evolução dos mercados internacionais, com base nas últimas perspetivas da OCDE-FAO. Consultar aqui.

EFSA | APRESENTAÇÃO DE UM PEDIDO DE EVIDÊNCIA - Bem-estar dos bovinos de carne de bovino nas explorações agrícolas

A Comissão Europeia enviou um mandato à EFSA para emitir um parecer científico sobre o bem-estar dos bovinos de carne na exploração. Consultar aqui.

A EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) organizou uma reunião de partes interessadas que teve lugar em Bruxelas a 7 de novembro de 2023 para oferecer às partes interessadas a oportunidade de conhecerem o trabalho da EFSA em matéria de bem-estar animal e de participarem numa discussão técnica sobre os dados disponíveis e as fontes de dados que informariam o parecer científico da EFSA sobre o bem-estar dos bovinos de carne de bovino nas explorações agrícolas. Ler mais aqui.

 


Três em cada quatro empresas estão optimistas quanto ao futuro das relações entre a UE e a América Latina

Apesar dos ventos de mudança trazidos pelos desafiantes anos pós-pandemia, a União Europeia e a América Latina continuam a procurar estreitar os seus laços comerciais. É o que demonstra um novo estudo do Conselho Empresarial Aliança para a Ibero-América (CEAPI), que conclui que pelo menos três em cada quatro empresas inquiridas estão optimistas quanto ao futuro da relação entre a UE e a América Latina e Caraíbas (CELAC). Ler mais aqui.


‍Legislação

Resolução do Conselho de Ministros n.º 191/2023 de 26 de dezembro - Aprova o balanço das realizações das ações da Agenda da Inovação para a Agricultura 2020-2030. Consultar aqui.

 

‍Artigo de Opinião


Carlos Ruivo | Presidente da APIC

Mais um ano! Tudo na mesma ou pior!

Chegou ao fim o ano de 2023! Um ano sui generis!

Foi assim que comecei o texto no final do ano de 2022!

Tal como no final de 2022, temos guerras no mundo, infelizmente, desta vez, são duas guerras, continua a inflação, continua a seca e mesmo no final deste ano, mais uma dissolução da assembleia da república! Mais instabilidade! Mais greves! E sobretudo, no nosso setor, a falta de médicos veterinários da DGAV e a greve que tanto afeta os nossos empresários dos matadouros, que se veem condicionados nos horários de trabalho, com volumes de abate reduzidos.

A APIC tem sido incessante na procura da solução para os vários problemas do nosso setor, infelizmente nem sempre temos do lado governativo e mesmo do lado das várias entidades tuteladas pelo Ministério da Agricultura a devida resposta, mesmo quando a fornecemos!

Enquanto Presidente da APIC, faz sentido fazer uma análise em jeito de balanço, sobre a atividade que a APIC desenvolveu, para apoiar os seus associados!

Em primeiro lugar, sublinhar que o Ano Novo que se aproxima, infelizmente será muito igual ou pior ao anterior, razão pela qual, devemos ter mais associados e estarmos ainda mais unidos para termos mais força para lutar contra a inércia e a inabilidade do Estado.

Vamos continuar com a inflação, com o custo em alta da energia, dos fatores de produção e matérias-primas, os quais não se conseguem reverter no custo do produto final que vendemos! Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 51/2023

Mercado Nacional Montijo- Semana 52/2023

‍Mercado Espanhol - Semana 52/2023

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 52/2023

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo