Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info Semanal 01

APIC Info Semanal 01

APIC|INFO|Semanal

Semana 01 - 05/01/2024

‍Notícias


Pergunta parlamentar sobre os subsídios à produção de soja no Brasil 

‍Um relatório recente sobre o apoio estatal à produção de soja no Brasil descreve níveis de apoio estatal sem precedentes (que tornaram o país um dos maiores exportadores a nível mundial), bem como os enormes efeitos negativos que o setor tem no país (desde o aumento da insegurança alimentar à poluição e à desflorestação). Consequentemente, o setor brasileiro da soja é um grande consumidor de pesticidas e, em razão da sua expansão, tornou-se uma ameaça imediata para as comunidades indígenas. Consultar aqui.

‍FIPA | Pacto Social CIP

Na sequência da reunião do Conselho Consultivo e de Presidentes da FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares), no qual esteve presente o Presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), Armindo Monteiro, e considerando a relevância das propostas daquela Confederação representativa da Indústria em Portugal, enviamos o Pacto Social elaborado pela CIP, cujas medidas serão certamente desenvolvidas e detalhadas no muito curto prazo. 

Recordamos que a FIPA ocupa a vice-presidência da CIP, pelo que é muito importante o reforço do papel da indústria alimentar e das bebidas, da qual fazemos parte, no seio daquela Confederação e Parceiro Social, no quadro do CES (Conselho Económico e Social). Consultar o pacto aqui.



‍Fonte: Nowadays

O declínio da comida vegana: empresas que apostaram no “sem carne” e estão a “ficar sem dinheiro”

Susete Estrela, engenheira alimentar e Health Coach, é especialista em segurança alimentar e bem-estar. Escreve sobre as empresas que apostaram no "sem carne" e estão agora a "ficar sem dinheiro".

O mercado da alimentação plant-based — proteína vegetal que pretende simular a proteína animal - outrora em ascensão, enfrenta atualmente desafios muito significativos. Os gigantes da indústria do plant-based meat Beyond Meat e Impossible Foods – que começaram por atrair milhões de dólares de investimento e que, em 2018, conquistaram a mais alta distinção ambiental da ONU, como revolucionários da carne à base de plantas, enfrentam neste momento um conjunto de dificuldades. Ler mais aqui.

 

Taxa sobre sacos plásticos leves adiada por razões “operacionais”

 

As empresas de distribuição dizem que ainda está a ser trabalhada “a redação do despacho” dos ministérios do Ambiente e das Finanças referente à cobrança dos sacos de plástico leves e muito leves. Ler mais aqui.



Carta da CLITRAVI sobre o parecer da EFSA de novembro de 2023 relativo aos aromatizantes do fumo

A APIC dá nota de que participou na elaboração da carta, consultar aqui, que a CLITRAVI (Centro de Ligação para a Indústria de Transformação de Carnes na União Europeia), acabou de remeter à Comissão Europeia, sobre a problemática dos aromas de fumo.

Importações de carne de bovino de alta qualidade da UE (União Europeia) - Atualização da utilização dos contingentes com isenção de direitos

A UECBV (Associação Internacional para o Comércio de Animais Vivos e Carne) partilhou que, no quarto trimestre do ano civil de 2023, as importações da UE de carne de bovino dos EUA totalizaram 3 577 milhões de toneladas, mais 17 % do que no quarto trimestre de 2022. De janeiro a dezembro, as importações totalizaram 14 250 milhões de toneladas, mais 6 % do que em 2022. A quota disponível para os EUA totalizou 27,800 milhões de toneladas para 2023, acima dos 25,400 milhões de toneladas em 2022. Ler mais aqui.



‍Eventos

2º Webinar com a CAP e a ERSE a 16 de janeiro

No âmbito do Protocolo de Cooperação que a CAP estabeleceu com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e tendo em vista aumentar o conhecimento na área da energia, a Confederação vai promover mais uma sessão de informação no próximo dia 16 de janeiro, entre as 9:30h e as 11:30 horas. Ler mais aqui.

Inscrições aqui.

‍16

janeiro


‍18

janeiro

Conferência - "A nova fronteira veterinária do Reino Unido" - 18 de janeiro de 2024 - Convite do Customs Manager Ltd

A UECBV (Associação Internacional para o Comércio de Animais Vivos e Carne) enviou o convite para participarem numa conferência sobre "A nova fronteira veterinária do Reino Unido". Este evento, organizado pela Customs Manager Ltd, realizar-se-á à distância na quinta-feira, 18 de janeiro de 2024, das 15h00 às 18h00 (hora de Bruxelas). Registo AQUI

‍Conferência USSEC/IACA sobre Sustentabilidade & Desflorestação, dia 24 de janeiro, Hotel Myriad, Lisboa 

No âmbito da parceria existente entre a USSEC e a IACA, a IACA vai realizar uma das habituais reuniões anuais – o Country Meeting Portugal - dedicada ao tema da Sustentabilidade, incluindo os temas dos sistemas alimentares sustentáveis na pecuária, a medição da pegada de carbono, a visão do retalho e da distribuição alimentar e, naturalmente, o aprovisionamento de soja sustentável. Consultar programa aqui.

O evento é gratuito, mas a inscrição obrigatória. 

‍24

janeiro

‍5 a 8

março

Regime Promoção - Pavilhão da UE na feira FOODEX JAPAN 2024

No âmbito da FOODEX JAPAN 2024, de 5 a 8 de março de 2024, em Tóquio, no Japão, a Comissão Europeia encontra-se a organizar o pavilhão da UE, com o objetivo de sensibilizar os compradores japoneses para a excelência dos produtos alimentares e bebidas europeus, incluindo a sua segurança, qualidade, autenticidade e sustentabilidade. A Comissão procurará criar uma sensibilização positiva para a excelência dos produtos agrícolas da UE, a fim de incentivar as importações, o consumo e a utilização de alimentos e produtos agrícolas da UE no Japão.

As organizações/empresas interessadas são convidadas a preencher o inquérito sobre a potencial colaboração, durante a feira alimentar FOODEX JAPAN 2024, até ao dia 9 de janeiro de 2024, que se encontra disponível através da seguinte página.


‍Legislação

‍Lei n.º 82/2023 de 29 de dezembro - Orçamento do Estado para 2024. Consultar aqui.

Alheiras passam ter o valor de IVA intermédio-13%


‍Artigo de Opinião


‍ELV - European Livestock Voice

Centro de saúde pública da universidade de medicina de viena: o veganismo não é sinónimo de mais saúde

Ser vegano não é uma dieta consciente em termos de saúde e leva a um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados. Estas são as conclusões de um estudo recentemente publicado na revista científica Nutrients, e destacam uma discrepância entre a aparência e a realidade das dietas veganas. Existe uma percepção pública significativa de que pessoas veganas são conscientes em relação à sua saúde. No entanto, o grupo de pesquisa liderado por Maria Wakolbinger e Sandra Haider do Centro de Saúde Pública da Universidade de Medicina de Viena examinou os padrões alimentares dos veganos em combinação com os seus comportamentos de exercício físico. A análise mostrou que os veganos praticam mais desportos e atividade física do que a restante população, o que pode distorcer estudos que procuram avaliar exclusivamente a relação entre saúde e as nossas dietas. Uma dieta equilibrada e atividade física suficiente são conhecidas por terem efeitos positivos na saúde, mas a relação entre uma dieta vegana e os níveis de atividade física é pouco estudada.

Para investigar esta lacuna na literatura, os investigadores realizaram uma pesquisa online transversal entre 516 participantes veganos com uma idade média de 28 anos, que eram veganos há pelo menos três meses à data do estudo. Sabemos que membros do estilo de vida vegano praticam desportos e atividade física com mais frequência que a média. No entanto, o amplo consumo deste grupo de alimentos industrialmente processados não pode ser classificado como benéfico para a saúde. Ler artigo completo original aqui e traduzido aqui.


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 52/2023

Mercado Nacional Montijo- Semana 01/2024

‍Mercado Espanhol - Semana 01/2024

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 01/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo