Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info Semanal 09

APIC Info Semanal 09

APIC|INFO|Semanal

Semana 09 - 01/03/2024

‍Notícias

Revista Carne #204. Os Profissionais não dispensam

Consultar aqui

‍“Não temos olhado para a indústria agroalimentar como um setor estratégico para o país”

‍O presidente da FIPA relembra o potencial de um sector que, defende, é chave para a economia nacional e reitera os pedidos de harmonização do IVA nos produtos alimentares para reforçar a competitividade nacional, sobretudo numa altura em que voltam a crescer as perturbações na logística global. Ler mais aqui.


Defesa da carne, manutenção do efetivo pecuário, manuais escolares... O governo apresenta o seu plano para a pecuária 

O documento foi apresentado pelo ministério aos sindicatos agrícolas e às organizações interprofissionais durante o Salão Agrícola.

O executivo apresentou, no domingo, 25 de fevereiro, um plano de criação destinado a travar o declínio da pecuária francesa. Batizado "plano de governo para recuperar a nossa soberania sobre os bovinos", o documento foi apresentado pelo ministério da tutela aos sindicatos agrícolas e às organizações interprofissionais durante o Salão Agrícola. Consultar aqui

População ovina diminui mais de 8 por cento em 2023

O número de ovelhas nos Países Baixos diminuiu 61 mil (-8,4 %) em 2023, em comparação com o ano anterior. Esta queda deveu-se em parte ao vírus da língua azul, que tem prevalecido nos Países Baixos desde setembro de 2023. Também houve menos suínos e bovinos do que em 2022. Isso fica claro nos últimos números divulgados pelo Statistics Netherlands (CBS). Ler mais aqui.



UE gastará 186 milhões de euros na promoção de produtos agroalimentares em 2024 

A Comissão Europeia atribuirá 185,9 milhões de euros em 2024 para financiar atividades de promoção de produtos agro-alimentares sustentáveis e de elevada qualidade da UE no país e no estrangeiro, de acordo com um comunicado de imprensa recente da Comissão. O programa de trabalho da política de promoção para 2024, adotado pela Comissão, visa desenvolver novas oportunidades de mercado, tendo em conta as prioridades políticas, a análise das exportações previstas para os mercados existentes e emergentes, bem como as contribuições das partes interessadas. Ler mais aqui.

Destaques do relatório RABOBANK BEEF Outlook Report de 28 de fevereiro de 2024 intitulado "Consumidores conscientes dos custos e mudanças na produção estão a influenciar o comércio global de carne bovina"

A divergência entre os preços dos bovinos nos dois hemisférios que ocorreu ao longo de 2023 parece ter se estabilizado, mas as condições sazonais continuam a influenciar os mercados onde a demanda do consumidor é mais fraca. Ler mais aqui.




Assistir ao debate aqui.

Debate político organizado pela APIC e ALIF, no passado dia 23 de fevereiro, em Santarém

Ouvimos os debates televisivos e todos os líderes assumiram que é preciso simplificar/flexibilizar os procedimentos da administração publica, que é preciso valorizar os trabalhadores da função publica para que motivados prestem um melhor serviço público, contudo na prática, o que temos vindo a constatar, tem sido:

Limitações da laboração dos matadouros; Burocracias, Abusos de poder, Ações inspetivas com medidas desproporcionais, Regras nacionais mais apertadas, entre outros. 

Fizemos as seguintes questões:

1. O que pretendem fazer com o Ministério Agricultura, adicionarão as florestas e manterão o dossier da Alimentação?

  • Como irão garantir que o este Ministério ficará mais robusto e com peso institucional?
  • Como irão promover a articulação entre os ministérios e a articulação entre os organismos da Administração Pública? 

2. Como irão acautelar a tendência atual das Entidades publicas nacionais de serem “mais papistas que o próprio papa” na aplicação da legislação europeia, evitando que criem regras mais apertadas para os operadores portugueses quando comparados com os outros EM? 

3. Como poderão garantir que a DGAV e a ASAE serão autoridades mais adequadas, com procedimentos simplificados e com auditorias internas que evitem o abuso de poder? Com dirigentes sem medo!

4. O IVA dos produtos cárneos e dos produtos da pesca poderá descer ao nível do valor do IVA praticado nos outros EM?

  • IVA dos Produtos Cárneos em Portugal: 23%  [exceto a alheira (10%)]
  • IVA dos Produtos Cárneos nos outros EM:– Polonia-5%, França-5,5%, Bélgica-6%, Alemanha-7%, Holanda e Roménia: 9%, Eslovenia-9,5€, Espanha-10%
  • Os produtos transformados de pescado estão atualmente com IVA a 23%, o triplo da maioria dos EM.

5. Haverá reforço dos Apoios à Exportação? 

As exportações de pescado já ultrapassaram os mil milhões de euros. No entanto, os apoios são escassos e têm sido as empresas e movimento associativo a dinamizar o setor. Há perspetivas de uma maior intervenção do AICEP neste domínio? 

Delegação empresarial agroalimentar da UE à China de 21 a 26 de abril de 2024

Damos nota de que a FILPORC [Organização Interprofissional para a Fileira da Carne de Porco], da qual a APIC faz parte, irá estar presente na Missão da Comissão Europeia à República da China, no próximo mês de abril.

Consulte AQUI a listagem de participantes aprovados para participar na High Level Mission do Comissário Europeu.

Podem encontrar mais informação no site da Comissão Europeia aqui.



Suplemento"AGROVIDA" | março 2024 | Especial eleições legislativas 

 

Partilhamos o suplemento "AgroVida" de março/2024, com o jornal "Vida Económica", e no qual foi publicado, entre outras matérias, um trabalho especial dedicado às propostas eleitorais dos 8 partidos com assento parlamentar em matéria de Agricultura/Agroalimentar/Florestas. Consultar aqui.


‍Eventos

Formação para a redação das normas online - 2024-03-06 - Online Standards Development - 1.30 to 2.30 pm CET

 

No dia 6 de março de 2024 irá decorrer uma ação de formação sobre a aplicação para a redação das normas online (Online Standards Development), que é a aplicação para o desenvolvimento do trabalho internacional.

Link para registo: Online Standards Development - Experts CEN

‍06

março

18

março


 

Inscrições enviar email para: sec@apicarnes.pt 

Reunião com Indústrias Associadas e Não Associadas da APIC, no dia 18 de março de 2024, em Famalicão

Tal como aconteceu o ano passado, voltamos ao formato das reuniões gerais com empresas associadas e com empresas não associadas.

Somos já 110 associados, mas temos de ter mais força junto do governo, sendo que este objetivo só se conseguirá se a APIC representar a maioria do setor.

Assim, registem já o próximo dia 18 de março, data em que iremos realizar nova Reunião Geral com empresas Associadas e empresas Não Associadas, em Famalicão.

A Ordem de trabalhos e o Local exato do evento será dado a conhecer mais perto do evento.

Defendam os vossos interesses e venham participar convidando empresas parceiras para virem à reunião; 

Conferência's "Produção Alimentar Sustentável" (21.03.2024 - 14h00) e "Alimentação do Futuro - qual o papel da proteína animal" (22.03.2024 - 10h00) - 56ª AGRO

O Grupo Campicarn irá organizar a conferência "Produção Alimentar Sustentável" e/ou "Alimentação do Futuro - qual o papel da proteína animal?", a realizar durante a 56ª AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (Altice Fórum Braga), nos dias 21 e 22 de março, pelas 14h00 e 10h00, respetivamente. 

Em breve darão a conhecer o programa completo das conferências. 

‍21 e 22

março

‍19

abril


Ação de Sensibilização 50 anos do 25 de abril | “Tipos de Contrato de Trabalho, Desconstrução de falsas crenças e SST na subcontratação”

Dia 19 de abril de 2024 – Presencial e Online

AS dúvidas podem ser enviadas à APIC que as apresentará à ACT, antes ou durante a sessão.

Sublinhamos a importância de participarem ou delegarem em responsável da área dos recursos humanos, de preferência presencialmente.

Inscrições para: sec@apicarnes.pt
Os Associados da APIC não têm custos de inscrição.
Consultar o programa aqui

‍Legislação


‍Artigo de Opinião


‍Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

O Estado não é pessoa de bem!

Dizia-se no passado que o Estado é uma pessoa de bem e ninguém se atrevia a pôr em causa uma decisão/uma instrução dada por um representante do Estado.

Atualmente já não é assim, é notória a necessidade de as entidades públicas quererem fazer-se sentir importantes, como se quisessem mostrar serviço a todo o custo, nomeadamente:

• Tomam medidas que esbarram no abuso de poder;

• Exigem requisitos que não são obrigatórios;

• Rejeitam alimentos sem fundamento legal, criando desperdício alimentar evitável;

• Provocam prejuízos económicos desnecessários aos operadores económicos;

• Não aplicam a legislação favorável às empresas, arrastando procedimentos que só prejudicam o tecido empresarial português.

Temos ouvido nos debates políticos para as eleições que se avizinham, em 10 de março, os líderes políticos a assumirem que é preciso simplificar/flexibilizar os procedimentos da administração pública, que é preciso valorizar os trabalhadores da função pública para que motivados prestem um melhor serviço público.

Creio que facilmente se tem confundido Estado com Governo!

De uma forma simplista, poderemos dizer que o Governo é constituído pelo grupo político que está no comando de um Estado, fazendo parte dele - representando o poder executivo, e que existe de forma transitória, consoante a vontade do povo expressa em eleições, em países democráticos.

Por outro lado, o Estado é uma forma de ordenamento espacial que envolve a administração política e jurídica, sendo permanente, enquanto durar esse país (sua soberania), o Estado não se altera! Ou não se deveria alterar! Ler mais aqui.


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 08/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 08/2024

‍Mercado Espanhol - Semana 09/2024

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 09/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo