Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 17

APIC Info semanal 17

APIC|INFO|Semanal

Semana 17 - 26/04/2024

‍Notícias


Faça Chuva Faça Sol - reportagem sobre as galinhas reprodutoras Pinto Valouro

Assista à entrevista de Manuel Chaveiro Soares aqui.

Peste suína em javalis, zona vermelha no distrito do presunto de Parma: "Parar as exportações para o Canadá"

‍A descoberta de uma carcaça de javali positiva para a peste suína africana, na zona de Varano de' Melegari, Itália, alargou também a zona vermelha ao território de origem do hamone de Parma das excelências do Made in Italy. A inserção de Collecchio, Sala Baganza e Felino na zona de restrição II provoca automaticamente o bloqueio das exportações para o Canadá. Ler mais aqui.



CHINA. O preço do principal indicador económico desaba: a carne de porco 

Os preços da carne de porco na China, que representa 60% do consumo de carne do país, estão a cair a pique, colocando os produtores em risco crescente de falência e forçando o governo a tomar medidas, incluindo a redução dos objectivos de produção. Ler mais aqui.

Bem-estar animal e sistemas de rotulagem na UE | European Livestock Voice 

Existem diferentes sistemas de rotulagem alimentar no mercado alimentar da UE para informar e tranquilizar os consumidores sobre as diferentes características de qualidade dos produtos alimentares. Não existe um rótulo alimentar pan-europeu para o bem-estar dos animais, mas alguns países, como a Alemanha, a Dinamarca e o Reino Unido, têm alguns rótulos nacionais específicos para cada produto. Ler mais aqui.

Convivialidade e Comensalidade: Benefícios subestimados da dieta mediterrânica 

Uma das características frequentemente negligenciadas da dieta mediterrânica é a preparação e partilha dos alimentos.

A convivialidade e a comensalidade, a prática de comer em conjunto, podem mediar os benefícios para a saúde. Um novo estudo revelou a importância do convivialidade na condução de parte dos efeitos na saúde do estilo de vida mediterrânico do estilo de vida mediterrânico. Ler mais aqui.

Importações agro-alimentares - remessas que exigem notificação de chegada à UE  

Esta iniciativa estabelece os casos e as condições em que as autoridades competentes podem solicitar aos operadores que notifiquem a chegada de remessas de determinadas categorias de mercadorias provenientes de países terceiros que entram na UE. Ler mais aqui.

Um ano depois do IVA zero: o que aprendemos e o que não aprendemos com a medida?

Um ano depois do IVA zero: o que aprendemos e o que não aprendemos com a medida?
Há exatamente um ano, o Governo português isentou de IVA um conjunto de produtos alimentares. Não é um caso único na Europa. Nos últimos anos, vários países têm recorrido a reduções ou isenções deste imposto como ferramenta para reduzir a inflação ou mitigar os seus efeitos adversos. Ler mais aqui.

Ministro da Agricultura quer “um travão” nos apoios à plantação de vinhas

Ministro da Agricultura quer “um travão” nos apoios à plantação de vinhas

Portugal tem um problema com o stock de vinho por escoar. É preciso “um travão, caso contrário estamos a deitar dinheiro fora”, diz José Manuel Fernandes na primeira entrevista desde que tomou posse. Ler mais aqui.

FIPA | CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL

Sendo associados da FIPA, a APIC, partilha a convocatória para a Assembleia Geral eleitoral, que terá lugar no dia 22 de maio (pelas 17:00 horas) e que irá eleger os membros dos órgãos sociais da FIPA para o triénio 2024-2026. Consultar convocatória aqui.

Adeus Europa Verde e Justa, olá Europa Fortaleza - As ambições ecológicas foram retiradas do projeto de plano quinquenal dos dirigentes da UE

As ambições ecológicas da UE estão de volta ao futuro e as prioridades estão a ser transferidas para a segurança e a concorrência. É o que diz a visão do Conselho Europeu para os próximos 5 anos, revelada num projeto interno da "agenda estratégica" dos dirigentes da UE. Oliver Moore e Natasha Foote apresentam os pormenores, incluindo o próprio documento que foi divulgado. Ler mais aqui.


No Dia da Produção Nacional, semeamos o futuro

Assinala-se hoje o Dia da Produção Nacional. Para celebrar esta data, foi criado o projeto Semear o Futuro, que aborda os temas que marcam a atividade agroalimentar, que visa o crescimento sustentável da produção nacional e a sensibilização do consumidor. 

Durante as próximas sete semanas, o projeto Semear o Futuro vai fazer um verdadeiro caminho agrícola com a missão de "fertilizar naturalmente" a produção nacional, possível graças ao testemunho de produtores e especialistas deste setor. 

A Dr.ª Graça Mariano, Porta-voz do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, publicou um artigo. Ler aqui.


‍Eventos

03

maio


O‍VIBEJA 2024

 

Em representação do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, irá estar presente, como oradora, a Dr:ª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC, no próximo dia 3 de maio, às 10h45, no Auditório ACOS. Consultar programa aqui.

Workshop “Virtual Strategy Café” que irá realizar-se no dia 7 de maio de 2024 (das 08:00-10:00 ou das 15:00-17:00)

O workshop terá várias sessões de trabalho, cada uma centrada num tópico relacionado com a estratégia ISO e a sua implementação. Consultar aqui.

Este workshop interativo fornecerá a todos os membros da ISO uma plataforma para moldar nossa direção estratégica e impacto coletivo.

07

maio

‍Por favor, clique no link da sessão que pretende participar.  Depois de se inscrever, receberá um e-mail contendo o link que você precisará para acessar a sessão do Zoom que escolheu.

08

maio

Reunião Geral da Indústria | FMV

A IACA vai organizar um dos seus eventos anuais de referência – a Reunião Geral da Indústria – no próximo dia 8 de maio, em Lisboa, na Faculdade de Medicina Veterinária.

Este ano sob o tema Comunicação na Fileira Agroalimentar: Informar para Desmistificar, teremos um amplo debate em torno da comunicação: o que fazemos, como fazemos, que soluções para os desafios da Sociedade e os interesses/expectativas dos consumidores?

Em representação do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, irá estar presente, como oradora, Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC. Consultar programa aqui e aquiFicha de inscrição aqui.

Webinar "O Impacto da Inteligência Artificial na Normalização"

O Webinar “O Impacto da Inteligência Artificial na Normalização", irá decorrer online no dia 9 de maio de 2024, entre as 14:00 e as 16:00 horas. 

Para garantir a sua presença faça a sua inscrição: Inscrever Aqui!

09

maio


‍Legislação

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2024/371 DA COMISSÃO de 23 de janeiro de 2024que completa a Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante ao estabelecimento das especificações harmonizadas para a marcação dos produtos que entram em contacto com a água destinada ao consumo humano. Consultar aqui.

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2024/370 DA COMISSÃO de 23 de janeiro de 2024que completa a Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante ao estabelecimento dos procedimentos de avaliação da conformidade aplicáveis aos produtos que entram em contacto com a água destinada ao consumo humano e das regras para a designação dos organismos de avaliação da conformidade que intervêm nesses procedimentos.Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/367 DA COMISSÃO de 23 de janeiro de 2024 que estabelece regras de execução da Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante ao estabelecimento das listas positivas europeias de substâncias inicializadoras, composições e constituintes cuja utilização é autorizada para o fabrico dos materiais ou produtos que entram em contacto com a água destinada ao consumo humano. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/368 DA COMISSÃO de 23 de janeiro de 2024 que estabelece regras de execução da Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante aos procedimentos e métodos de ensaio e de aceitação dos materiais finais utilizados nos produtos que entram em contacto com a água destinada ao consumo humano. Consultar aqui.

‍Regulamento 2024/1141- Altera os anexos II e III do Regulamento (CE) n.o 853/2004, requisitos específicos de higiene a carnes. Consultar aqui.

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/1171 DA COMISSÃO de 16 de abril de 2024 - que altera os anexos I e II do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana e que revoga a Decisão de Execução (UE) 2024/1039. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/1143 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 11 de abril de 2024 - relativo às indicações geográficas para o vinho, as bebidas espirituosas e os produtos agrícolas, bem como às especialidades tradicionais garantidas e às menções de qualidade facultativas para os produtos agrícolas, que altera os Regulamentos (UE) n.o 1308/2013, (UE) 2019/787 e (UE) 2019/1753 e que revoga o Regulamento (UE) n.o 1151/2012. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião


‍Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

O que tem faltado ao Estado?

Tem faltado bom senso! Tem faltado coragem! Tem faltado espírito de missão!

Tem faltado formação adequada que permita aos funcionários agirem em consonância com os seus deveres, os quais estão estatuídos legalmente: prossecução do interesse público, o dever de isenção, o dever de imparcialidade, o dever de informação, o dever de zelo, o dever de correção, entre outos.

Não querendo parecer que apenas sei apontar o dedo aos funcionários públicos, quase como se tivesse algum assunto mal resolvido. Deixo já aqui a minha declaração de interesses.

Nada tenho contra o Estado e nada tenho contra os funcionários públicos que trabalham afincadamente. Os que sabem os seus direitos, mas que simultaneamente também sabem os seus deveres! Portugal precisa dos funcionários públicos. Precisa de uma boa Administração Publica, eficaz, e com bom senso.

Precisamos que os funcionários públicos sejam adequados, não se exige que façam mais do que devem, mas que saibam e atuem de acordo com os seus deveres. Estes deveres estão estatuídos na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, diploma que denomina os funcionários públicos como trabalhadores em funções publicas.  

O tal Estado prefere criar conceitos a consolidar os que já existem.  Por esta razão, me recuso a referir funcionários públicos como sendo trabalhadores em funções públicas, porque sou antiga e apesar de gostar de evoluir, não revejo interesse e/ou necessidade nesta alteração de terminologia. Às vezes, já nem há paciência para tanta conceção! Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 16/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 17/2024

‍Mercado Espanhol - Semana 17/2024

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 17/2024

Tendência do Mercado Internacional - As exportações e importações de produtos agro-alimentares aumentaram em janeiro de 2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo