Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 48

APIC Info semanal 48

APIC|INFO|Semanal

Semana 48 - 28/11/2025

‍Publicidade


BRAINR levanta até 11 milhões de euros e prepara expansão para toda a indústria alimentar.

Com este investimento, liderado pela C2 Capital Partners, a empresa portuguesa que iniciou operações em 2023, procura acelerar a digitalização da indústria alimentar, numa ronda seed que está entre as maiores realizadas em Portugal.

  • O software da BRAINR gere já mais de 25% da produção de carne em Portugal e o objetivo é chegar a outros setores da indústria alimentar.

A BRAINR, startup portuguesa de software de gestão de produção para a indústria alimentar, fechou uma ronda de investimento que pode atingir os 11 milhões de euros, liderado pelo fundo de capital de risco C2 Capital Partners. Trata-se do maior seed round alguma vez realizado em Portugal, superando o anterior recorde em cerca de meio milhão de euros.

 

Mais informação aqui.

Website aqui.

‍Notícias

"À Mesa com Chef Vítor Sobral, Histórias e Sabores"

Informamos que foi lançado, dia 26 de novembro, o primeiro episódio da campanha “À Mesa com o Chef Vítor Sobral Histórias e Sabores”.

Neste arranque da iniciativa, contamos com o apoio da empresa Valsabor, associada da APIC, enquanto patrocinadora.

O vídeo e as respetivas receitas já se encontram disponíveis no nosso site. Assista aqui!


Patrocionado por:

Segurança alimentar em foco: Controlo de Listeria monocytogenes em Ambientes de Processamento Alimentar

 

Damos nota do documento promovido pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina - Laboratório Associado, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

 

Consultar aqui.

World Without Cows e Alltech amplificam a voz da agricultura na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30)

Pela primeira vez em anos, a agricultura será o centro das atenções numa importante cimeira climática da ONU — e o World Without Cows estará lá para representá-la.

Alltech levará o World Without Cows e um novo filme complementar de 20 minutos, World Without Cows Brazil: The Battle for Balance, aos líderes mundiais e tomadores de decisão na cimeira climática COP30 em Belém, Brasil. Este é o nosso momento de destacar o papel dos agricultores e pecuaristas na promoção de soluções e colocar a agricultura no centro de um planeta próspero.

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, marcou presença no evento de lançamento do novo livro dedicado ao porco, da autoria do Chef Vítor Sobral

A sessão contou igualmente com a presença da Casa da Prisca, empresa associada da APIC e parceira fundamental neste projeto, bem como de Fernando Alvim e Bertilío José Correia Gomes, que se juntaram ao Chef para celebrar este momento especial.

O Chef Vítor Sobral destacou publicamente a importância das parcerias envolvidas, afirmando: “Muito deste projeto deveu-se à colaboração da Casa da Prisca e também um agradecimento da presença do Fernando Alvim, Bertilío José Correia Gomes e da Graça Mariano.

Comércio - Importações - Contingentes pautais no setor da carne de bovino - Documentos comprovativos emitidos por países terceiros - Regulamento 2020/761

As últimas atualizações sobre os contingentes tarifários no setor da carne bovina, geridos com documentos emitidos por países terceiros (quantidade acumulada até 31/10/2025 - períodos de contingentes tarifários 2025 e 2025/2026). Consultar aqui.

EFSA | Publicado relatório -  Atualização da exposição alimentar a dióxido de enxofre-sulfitos (E 220 - 228) 

A abertura de Macron ao acordo entre a UE e o Mercosul provoca indignação em França

O acordo comercial UE-Mercosul está mais perto do que nunca de ser concluído ainda em 2025, depois de Emmanuel Macron ter declarado, em Belém, que a França poderá apoiar o texto se o Mercosul aceitar formalmente as novas garantias propostas pela Comissão Europeia (cláusulas-espelho em desflorestação, pesticidas e bem-estar animal, e mecanismo de salvaguarda reforçado). O pacote atual prevê quotas sem direitos aduaneiros de 99 000 t de carne bovina, 180 000 t de aves e 25 000 t de suína, além de reduções faseadas em miudezas e produtos transformados. Em França, o setor agrícola reage com fúria: a FNSEA fala em “traição histórica” e já se organizam protestos. Ler mais aqui.


Escândalo da carne clonada nos supermercados americanos alarma o governo e divide o movimento MAHA de RFK Jr.

A verdadeira dimensão do escândalo da "carne mutante" nos supermercados dos Estados Unidos está a gerar alarme no governo, com o Canadá a anunciar recentemente a autorização de produtos de carne clonada sem rotulagem obrigatória, reacendendo o debate no país onde a prática é permitida desde a aprovação da FDA (Food and Drug Administration) em 2008. Ler mais aqui.

Considerações do PM no Congresso da CAP

O primeiro-ministro esteve na sessão de encerramento do Congresso Comemorativo do Cinquentenário da CAP, a que o Expresso se associou como media partner. No evento, falou-se do papel da agricultura na democracia nacional e dos desafios que o futuro reserva.

Montenegro: “Os agricultores portugueses são os maiores defensores do património ambiental” - Agroportal 

EUDR: Parlamento apoia medidas de simplificação

Os eurodeputados votaram a favor da simplificação das leis da UE sobre desflorestação, com soluções específicas para facilitar a aplicação do Regulamento Desflorestação da UE pelas empresas, partes interessadas a nível mundial, países da UE e de países terceiros. Mais informações aqui.


‍Eventos

28

novembro

‍“Fraude e Autenticidade Alimentar Integridade, confiança e competitividade na cadeia agroalimentar”

A fraude alimentar é hoje um dos maiores desafios globais para a segurança dos alimentos e para a credibilidade das cadeias de abastecimento.

 

Num contexto de mercados cada vez mais complexos, consumidores mais exigentes e escrutínio regulatório crescente, garantira autenticidade dos alimentos tornou-se essencial para a proteção da saúde pública, da reputação das empresas e da competitividade económica do setor agroalimentar.

 

Inscrição gratuita: sec.medvet@ulusofona.pt 

 

Consultar programa aqui.

5.ª sessão "Inovação para a Circularidade" - 03 de dezembro às 15h00

5ª Sessão do Webinar “Inovação para a Circularidade”, que irá decorrer no dia 03 de dezembro às 15h00 e terá como convidado a Tomra, Câmara Municipal de Lisboa e AHRESP, e será dedicado à iniciativa “CopoMais”, a decorrer no município de Lisboa, que consiste na implementação de um sistema de copos reutilizáveis.

Informamos que a participação no evento online está sujeita a inscrição prévia, devendo ser efetuada até ao dia 02 de dezembro de 2025, através deste link

0‍3

dezembro

09-11

dezembro

‍MISSÃO COMERCIAL INVERSA 

 

Divulgamos a versão final da missão comercial inversa para a fileira da carne, organizado pela Fundación Cooprado, para nova dará, nomeadamente os dias 9 e 11 de dezembro.

 

Consultar programa aqui.

‍PhageCentro 2025 by SeaPower

PhageCentro 2025 by SeaPower, o primeiro simpósio dedicado à Terapia Fágica aplicada à Saúde, Agroindústria e Inovação. O evento será no dia 10 de dezembro de 2025, nas instalações da SeaPower – Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar (IEFF) na Figueira da Foz.

PhageCentro 2025 incluirá apresentações técnicas e mesas-redondas interativas com especialistas das áreas da ciência, indústria e inovação, bem como momentos de networking, promovendo a partilha de conhecimento e a colaboração interdisciplinar.

Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui.

‍10

dezembro


‍Legislação

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2388 DA COMISSÃO de 24 de novembro de 2025 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2372 DA COMISSÃO de 20 de novembro de 2025 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2025/1160 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Bulgária. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2382 DA COMISSÃO de 21 de novembro de 2025 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/3238 relativa a determinadas medidas de emergência contra a infeção pelo vírus da peste dos pequenos ruminantes na Bulgária e que revoga a Decisão de Execução (UE) 2024/3109. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2391 DA COMISSÃO de 24 de novembro de 2025 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2207 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Grécia. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

Nuno Fernandes Thomaz | Presidente da Centromarca

A COMPETITIVIDADE NÃO TEM GEOGRAFIA, MAS PRECISA DE UM MAPA‍

A Centromarca reuniu empresários, decisores e especialistas para debater a ‘Geografia da Competitividade’. O tema pode parecer abstrato, mas a sua realidade é concreta e diária para os setores do grande consumo e agroalimentar. Estes são setores vitais, que moldam a vida das pessoas, no concreto do dia e a dia, e projetam a imagem de Portugal, mas que vivem hoje sob uma enorme pressão: regulatória, fiscal, competitiva e de mutação dos padrões de consumo.

A questão que nos guiou foi clara: conseguiremos transformar esta pressão em energia competitiva? A resposta é um “sim” condicionado. Sim, se tivermos a coragem de tomar as decisões estratégicas que se impõem. Da intensa discussão, destaco quatro conclusões que traçam o mapa para um Portugal mais competitivo.

1. Precisamos de uma regulação-impulso, não de uma regulação-obstáculo. Não comungamos com a ideia de uma desregulação do mercado. A regulação é essencial para que o mercado funcione de forma eficiente e justa para todos. Contudo, o que temos hoje, em muitas matérias, é uma tempestade legislativa, vinda de Bruxelas e de Lisboa, que cria obrigações desajustadas e desproporcionais. Não precisamos de mais regras, precisamos de regras mais focadas e de um enforcement eficaz. A regulação deve ser um garante de confiança e um impulso à inovação, não um travão à capacidade de as empresas competirem numa economia global.

2. As empresas são os vértices da competitividade, mas não operam milagres sozinhas. O nosso tecido empresarial, das PMEs às grandes multinacionais, é o verdadeiro motor que transforma inovação em vantagem e escala em eficiência. No entanto, enfrenta obstáculos sistémicos – da dimensão ao financiamento, passando pela complexidade regulatória. A colaboração entre empresas e o fortalecimento das cadeias de valor são cruciais, mas é imperativo que o ecossistema em que operam seja favorável. As empresas estão a fazer o seu trabalho, adaptando-se às exigências da sustentabilidade e da digitalização. Falta saber se, enquanto país, estamos a fazer o nosso. Ler artigo completo aqui. 


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 47/2025

Mercado Nacional Montijo- Semana 48/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 48/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 48/2025

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo